COMO CHEGAR
 Atrativos Turísticos
 Equipamentos de voo
 Escola de Voo
 Esportes de Aventura
 Eventos
 Galeria de Fotos
 Galeria de Videos
 Lojas Fora do Ar
 Meteorologia
 Pousadas
 Rampas de Voo do ES
 Reportagens
 Sobre Alfredo Chaves
 Voo Duplo
Busca:
 
Matéria Revista 4x4

Santo paraíso
Por Isis Moretti :: Fotos Donizetti Castilho

NADA IMPEDE A COMBINAÇÃO DE UM PASSEIO OFF-ROAD COM UMA AVENTURA NO AR. ESSAS SÃO ALGUMAS DAS ATRAÇÕES DE ALFREDO CHAVES, NO INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO

De um lado as montanhas, do outro, a última linha do horizonte é o mar. Bem próximas uma da outra, essas paisagens distintas entram em comunhão e formam um cenário que, se visto da terra já é um esplendor sem limites, imagine quando observado do alto.

Localizada a 81 quilômetros de Vitória, ES, a cidade de Alfredo Chaves é um vale encantado. Para onde quer que se olhe, a beleza chama atenção. Este município capixaba convence pela natureza, mas ele ainda é um dos maiores pólos de vôo livre do Brasil.

Inaugurada em 1982, a rampa está localizada no vilarejo de Cachoeira Alta. Grandes atletas nacionais e internacionais freqüentam o local. Além disso, acontecem por lá disputas válidas pelo Campeonato Brasileiro de Vôo Livre e do Meeting Sudeste de Parapente.

O núcleo Cachoeira Alta conta com loja de equipamentos de vôo, danceteria, restaurante, hotel e serviços de resgate, dobragem de parapente, internet, foto digital instantânea, bar e lanchonete. Possui também agência de turismo que oferece pacotes com guia, turismo rural, escola e práticas de vôo o ano todo.

Uma parada indispensável, é a cachoeira que dá nome a região. A vista é especial. Neste ponto, o ângulo de observação é do topo da cachoeira. Para chegar lá, é necessário caminhar um pouco. Dependendo da posição do vento, sentir os respingos de água no rosto: um efeito refrescante enquanto se observa os contornos das montanhas, com o mar ao fundo.

O trecho entre a vila de Cachoeira Alta e a rampa de vôo livre é de subida. Mesmo que não deseje se aventurar no ar, dê uma parada e aprecie o visual. O local conta com uma lanchonete, que em dias de semana nem sempre funciona.
Para quem não tem medo de altura e resolver desligar a tração 4x4, voar pelo céu do Espírito Santo será uma experiência inesquecível. De cima, tudo aquilo que foi visto de terra tem outro panorama, uma outra dimensão. Sem contar a sensação que se tem de estar livre no ar.

Na cidade de Alfredo Chaves, existem programas para todos os tipos de gostos: vôo aos que se amarram em fortes emoções, trilhas para quem curte off-road, cachoeiras diversas àqueles que gostam de namorar a natureza e cultura para quem busca absorver informações e particularidades de uma região.

Dentro dessa diversidade, ocorre a Festa da Banana com Leite. A cidade se tornou uma grande produtora de banana por volta de 1968 e começou a exportar o produto. Com o sucesso da comercialização, produtores e compradores reuniram-se para comemorar e a folia levou o nome de Festa dos Bananeiros. O que a princípio era apenas uma celebração entre amigos, tornou-se uma das mais famosas festas do interior do estado, a Festa da Banana e do Leite de Alfredo Chaves, realizada sempre no último domingo de Julho, na sede do município.


Alfredo Chaves - ES

Como chegar
Siga pela BR-101 Sul. Após a cidade de Jaqueira, em Guarapari, pegue a rodovia Lauro Ferreira da Silva Pinto,à direita – existem placas indicativas.


Contatos
Associação Brasileira dos Amigos dos Passo
de Anchieta. Carlos Magno de Queiroz – Diretor de Trilhas - (27) 9928-4684
trilhas.lilico@bol.com.br

Escola de Vôo Livre Adventure
(27) 3269-1345 / (27) 9981-6751
vooadventure@hotmail.com



 
Destaques

No Ar
Voo Duplo de Parapente - Liberdade total

Na Pedra
Não sou calango, mas...

Na Água
Para quem não tem medo de se molhar

Na Terra
Caminhada Ecológica - Aproveite a paisagem!


Newsletter




Enquete
Qual aventura você gostaria de fazer?
Voo duplo
Rapel
Bóia Cross
Ecopasseio
Kaiake

  








Avenida Getulio Vargas, s/n - Centro, Alfredo Chaves-ES - 29240-000 :: (27) 3269-1345 | (27) 9981-6751