COMO CHEGAR
 Atrativos Turísticos
 Equipamentos de voo
 Escola de Voo
 Esportes de Aventura
 Eventos
 Galeria de Fotos
 Galeria de Videos
 Lojas Fora do Ar
 Meteorologia
 Pousadas
 Rampas de Voo do ES
 Reportagens
 Sobre Alfredo Chaves
 Voo Duplo
Busca:
 
Dicas - DECOLAGEM

Os praticantes de Võo Livre, Decolam! Não se jogam, não pulam, nem saltam!!! As decolagens espalhadas pelo mundo, dispõe normalmente de rampas artificiais construídas em estruturas de madeira. Há ocasiões em que o relevo, proporciona ótimas rampas naturais, como é o caso da Pedra Grande aqui na cidade de Atibaia. De uma destas rampas com o vento soprando de frente, com uma leve corrida, os pilotos decolam.

Esta é uma das fases mais delicadas do vôo: passamos de uma velocidade zero, respectiva ao solo (logicamente pois estamos parados sobre a rampa), a uma velocidade de sustentação respectiva ao vento relativo. Um Parapente como qualquer aeronave, precisa de uma velocidade de vento relativa mínima para sustentação para que possa decolar!

 

A corrida, proporcionará esta velocidade de vento relativo mínimo para a sustentação e decolagem. Nem sempre por isso, temos que sair a galope sempre que queremos decolar, a realidade é muito diversa. Nos dias de vento suficiente para se realizar os vôos de colina ou lift, bastará dar alguns passos para flutuarmos no ar. Somente nos dias de vento zero devemos correr com toda energia e por toda extensão da rampa, isto também depende muito do local de decolagem. Há locais onde o relevo permite decolagens com vento zero e outros que decolagens nestas condições não são aconselháveis.

 

Todo este processo que nos leva ao ar em poucos segundos, é uma das partes mais importantes da aprendizagem em uma escola de vôo livre. Este é um longo período de aprendizado onde em um morrinho de aula, é praticada a corrida de decolagem em diversas intensidades de ventos e situações. De todo modo, devo confessar que depois de aprender, qualquer rampa é mais fácil do que o morrinho de aula!



 
Destaques

No Ar
Voo Duplo de Parapente - Liberdade total

Na Pedra
Não sou calango, mas...

Na Água
Para quem não tem medo de se molhar

Na Terra
Caminhada Ecológica - Aproveite a paisagem!


Newsletter




Enquete
Qual aventura você gostaria de fazer?
Voo duplo
Rapel
Bóia Cross
Ecopasseio
Kaiake

  








Avenida Getulio Vargas, s/n - Centro, Alfredo Chaves-ES - 29240-000 :: (27) 3269-1345 | (27) 9981-6751