COMO CHEGAR
 Atrativos Turísticos
 Equipamentos de voo
 Escola de Voo
 Esportes de Aventura
 Eventos
 Galeria de Fotos
 Galeria de Videos
 Lojas Fora do Ar
 Meteorologia
 Pousadas
 Rampas de Voo do ES
 Reportagens
 Sobre Alfredo Chaves
 Voo Duplo
Busca:
 
Alfredo Chaves, ES

Alfredo Chaves, ES


União perfeita

Terra e ar. Que passeio formidável na cidade de Alfredo Chaves, que permite uma boa trilha e um excelente vôo pelo céu capixaba.

Por alguns minutos a inevitável sensação de somos capazes de dominar o mundo. Quer impressão melhor do que essa? Então, pegue seu 4x4 e vá para a cidade de Alfredo Chaves, no Espírito Santo. Por céu ou terra, não importa; mas pegue rumo a este município que além de belo, é ainda é um dos maiores pólos de vôo livre do Brasil.

Pertencente a Alfredo Chaves, no vilarejo de Cachoeira Alta, existe uma das maiores e mais freqüentadas rampas de vôo livre nacional. Inaugurada em 1982, atletas nacionais e internacionais freqüentam o lugar, que também é palco de disputas válidas pelo Campeonato Brasileiro de Vôo Livre e do Meeting Sudeste de Parapente. Este último é organizado pelo piloto e instrutor Rodolfo Cavalini. "Aqui na vila se respira vôo. Criou-se uma comunidade paralela para aqueles que gostam de voar", disse Cavalini.

Cachoeira Alta é a primeira parada deste passeio off-road. O núcleo conta com loja de equipamentos de vôo, danceteria, restaurante, hotel e serviços de resgate, dobragem de parapente, internet, foto digital instantânea, bar e lanchonete. Possui também agência de turismo que oferece pacotes turísticos com guia, turismo rural, escola de vôo livre e práticas de vôo duplo o ano todo.

Para chegar até lá, vá ao Portal de Alfredo Chaves sentido Vitória (BR-101) e zere o hodômetro. Com 1,20 quilômetros, vire à direita para Cachoeira Alta e pegue a estrada de terra. Com 5,7 quilômetros rodados você estará no centrinho de Cachoeira Alta. Se houver interesse em voar, pare e converse com o pessoal da Escola de Vôo Livre Adventure. Caso contrário, siga adiante. Independente de sua escolha, a planilha passará pela rampa, portanto, mesmo que esteja acompanhado dos instrutores de vôo, não deixe de planilhar.

No quilômetro 8,7 existe uma parada opcional. Trata-se da cachoeira que dá nome a região. Neste ponto, o ângulo de observação é do topo da cachoeira. Para chegar até lá, é preciso caminhar um pouco. Mas o brinde da natureza será ainda maior.

O trecho entre a vila de Cachoeira Alta e a rampa de vôo livre é de subida. Faça o percurso com cuidado e fique atento aos mata-burros que existem pelo trajeto. Quando o hodômetro marcar 10 quilômetros, você estará na rampa. Mesmo que não deseje se aventurar no ar, dê uma parada e aprecie o visual. O local conta com uma lanchonete (em dias de semana nem sempre funciona).

Para quem não tem medo de altura e resolver desligar a tração 4x4, voar pelo céu do Espírito Santo será uma experiência inesquecível. De cima, tudo aquilo que foi visto da terra tem outro panorama, uma outra dimensão. Sem contar a sensação que se tem de estar livre no ar. Dá vontade de abraçar o mundo!

De volta ao solo, zere o hodrômetro na parede com a inscrição AVLAC. Daqui por diante, só o chão interessa. A trilha é leve e não exige muito do 4x4, mas preste atenção em alguns pontos de abismos e descidas com erosões.

Este roteiro tem cerca de 26 quilômetros, no qual cada metro percorrido merece cumprimento. Você facilmente notará que o roteiro deu um laço pelas montanhas, pois o final deste passeio é no mesmo lugar onde começou.

Existem programas para todos os tipos de gostos: para os que se amarram em fortes emoções, trilhas para quem curte off-road e cachoeiras diversas para quem gosta de namorar a natureza.

Por: Isis Moretti
Fotos: Donizetti Castilho

Isis Moretti e Donizetti Castilho são jornalistas especializados em off-road, percorrem o Brasil fazendo reportagens das principais provas de rali e trabalham para a revista 4x4 & Cia.

Fotos






Como chegar

Siga pela BR-101 Sul. Após a cidade de Jaqueira, em Guarapari, pegue a rodovia Lauro Ferreira da Silva Pinto, à direita - existem placas indicativas.

Contatos

Escola de Vôo Livre  "Vôo Adventure"
(27) 3269-1345 / (27) 9981-6751
contato@alfredochaves.net


 
Destaques

No Ar
Voo Duplo de Parapente - Liberdade total

Na Pedra
Não sou calango, mas...

Na Água
Para quem não tem medo de se molhar

Na Terra
Caminhada Ecológica - Aproveite a paisagem!


Newsletter




Enquete
Qual aventura você gostaria de fazer?
Voo duplo
Rapel
Bóia Cross
Ecopasseio
Kaiake

  








Avenida Getulio Vargas, s/n - Centro, Alfredo Chaves-ES - 29240-000 :: (27) 3269-1345 | (27) 9981-6751