|
|

 |
Que tal se aventurar por Alfredo Chaves? |
 |
 |
Que tal se aventurar por Alfredo Chaves?
Belos roteiros, paisagem invejável e adrenalina pura. O esporte de aventura tem crescido em Alfredo Chaves
DA REDAÇÃO MULTIMÍDIA
foto: Divulgação
Cachoeira de Matilde, emAlfredo Chaves Parapente, rapel, asa delta e trekking. Pense em tudo isso misturado a belas paisagens de Alfredo Chaves. Combinações que têm dado certo e impulsionam o turismo de esportes radicais no município. O parapente ainda é a modalidade mais procurada, mas, aos poucos, novas opções estão ganhando espaço.
Alfredo Chaves tem hoje duas rotas reconhecidas no município: o Caminho das Águas e o Vale da Aventura. Cerca de trinta empreendimentos, entre pousadas, campings, chalés e hotéis, recebem visitantes o ano inteiro. Na cidade existem também escolas especializadas que ensinam a prática de alguns esportes para moradores e oferecem os serviços para visitantes.
Foi pensando em atuar neste mercado que o instrutor Rodolpho Cavaline montou uma escola de vôo e uma empresa de materiais esportivos. Ele é um dos instrutores mais procurados na região para realização de vôo duplo.
"O parapente veio agregar valor ao turismo e serviu de exemplo para impulsionar a prática em municípios vizinhos. Temos apenas a rampa de Cachoeira Alta, de fácil acesso, com transporte próprio e infraestrutura de pousada e restaurante", conta.
O cenário exuberante também deu logo lugar a outro esporte, como o rapel nas cachoeiras. Existem pelo menos 100 quedas em todo o município que variam de 50 a 150 metros. "As pessoas não precisam se preocupar em vir com equipamentos ou instrutores. Aqui temos toda a infraestrutura, do material ao professor", afirma o instrutor de rapel André Veiga.
foto: Divulgação
Rampa de parapente, em Alfredo Chaves
Turismo e esportes andam juntos
Com a grande aceitação do esporte de aventuras de Alfredo Chaves, o município começou a criar eventos incluindo os esportes para atender aos visitantes que gostam de levar, além do conhecimento, da cultura e dos sabores da gastronomia, a adrenalina dos esportes de aventura.
"Em julho, na festa da Banana e do Leite, uma das mais tradicionais da cidade, estamos planejando eventos esportivos para que o turista aventureiro também tenha opções de lazer. É bom para quem pratica e gosta de ver", afirma o secretário de turismo, Roberto Fiorine.
O secretário acredita que unindo os praticantes e as secretarias de governo, novos campeonatos podem surgir. Ele destaca a importância da variedade para que a oferta seja completa ao visitante.
"Estamos amadurecendo a ideia de trazer uma etapa do trekking de montanhismo. Somos conhecidos pelo parapente e o rapel, mas ainda podemos explorar mais o turismo de aventura", destaca.
foto: Divulgação
André Veiga- instrutor de Rapel
O instrutor André Veiga juntou negócio e lazer. Além de ser instrutor de rapel e apaixonado pela adrenalina de escalar as cachoeiras de Alfredo Chaves, abriu uma pousada. O lugar, que fica na localidade de São Marcos, recebe pessoas todos os meses do ano. "Aqui temos cachoeiras com até 150 metros. E para quem gosta de aventura, mas não quer arriscar tanto, de 50 metros", conta André.
Dica de circuito
Caminho das Águas - o turista pode se hospedar em chalés ou pousadas que oferecem pratos típicos. Ainda pode aproveitar as belezas naturais, visitando cachoeiras como a Engenheiro Reeve, em Matilde, a maior em queda livre do Estado; a cachoeira Iracema, em São Roque de Maravilha; e a rampa de vôo livre da Cachoeira Alta. Dá para ver o visual dos mirantes e vales, que dividem o espaço com quedas d’água e rios.
Vale da Aventura - a diversão fica por conta dos esportes de aventura oferecidos na região, como vôo livre, rapel, escalada, trekking, bóia-cross, passeios de caiaque, tirolesa, entre outros.
Mas o turista não fica só por conta da adrenalina. Existem pousadas e restaurantes que oferecem passeios, entre eles a fábrica de biscoito Tia Virgínia e a tradicional cachaça Cavalini.

|
|
|